PEP

ATENÇÃO

No momento os atendimentos de PEP estão ocorrendo somente para endereços localizados na região metropolitana de São Paulo.

Depois de uma relação sexual sem camisinha você ainda pode se proteger do HIV de maneira eficaz tomando uma associação de medicamentos antirretrovirais chamada Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). Para isso, ela precisa ser iniciada em até 72h depois da relação e tomada por 28 dias.

A PEP é recomendada desde 2010 pelo Ministério da Saúde para pessoas que passaram por situações com risco de infecção por HIV, como por exemplo em relações sem o uso de preservativo com parcerias desconhecidas ou com a sorologia de HIV desconhecida.

Os medicamentos usados atualmente como PEP no Brasil não têm efeitos colaterais graves e são muito bem tolerados pela grande maioria dos seus usuários. Seu uso juntamente com a maioria dos outros medicamentos utilizados para outras condições de saúde é bastante seguro. A ingesta de bebidas alcoólicas não corta o efeito da PEP.

A PEP não tem nenhum efeito protetor contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como Sífilis, Gonorreia ou Clamídia.

Por esse motivo, todas as pessoas em uso de PEP acompanhadas pela VenLibre são orientadas a se testarem para as outras ISTs, para assim poderem ser tratadas e curadas quando alguma delas for diagnosticada, mesmo que não esteja apresentando nenhum sintoma. A VenLibre encaminha para o e-mail cadastrado os pedidos de exames de rastreamento das ISTs a todos os seus pacientes depois da teleconsulta.

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO DE PEP DA VENLIBRE?